Quando retocar a cor do cabelo • Cortes de cabelos lindos • Erros de maquiagem • Cremes para cabelo cacheado
5 impactos da planta cosmética que deixa você bonita da cabeça aos pés
Quem prefere usar produtos naturais para se cuidar, vai gostar de conhecer essa planta cosmética. Isso porque ela pode ser usada literalmente da cabeça aos pés, uma vez que conta com diversas propriedades benéficas para a pele, o cabelo, as unhas, etc.
Estamos falando da aloe vera, conhecida popularmente como babosa. Ela é uma planta suculenta que esconde em suas folhas carnudas um gel repleto de benefícios para a beleza e saúde.
Seu uso remonta a antigas civilizações, que já reconheciam seu poder de cura e embelezamento. Sendo assim, ela ainda é usada na indústria da beleza como matéria-prima, além de também ter efeitos in natura.
Aloe vera: uma planta cosmética poderosa
A babosa conta com cerca de 15 espécies e, ao todo, soma mais de 800 variedades, todas elas com propriedades terapêuticas e cosméticas. Veja a seguir como ela pode atuar como produto de beleza em diversas áreas.
Para o rosto
Um hidratante natural excepcional para a pele do rosto, a babosa rende um excelente creme natural. Graças aos seus polissacarídeos, ela penetra profundamente nas camadas da pele, e traz hidratação, auxiliando na regeneração celular.
Para usar, você pode retirar a casca da planta até chegar no gel e aplicá-lo diretamente na pele limpa ou misturá-lo com seu creme facial favorito.
Para o corpo
Seu poder hidratante também se estende ao corpo. Afinal, a aloe vera contém substâncias como ligninas e saponinas, que ajudam na penetração dos nutrientes e na limpeza, tornando-a ideal para pós-banho.
Assim sendo, aplique o gel em todo o corpo, especialmente em áreas ressecadas, para uma pele macia e nutrida.
Para o cabelo
Os cabelos podem se beneficiar das enzimas proteolíticas da babosa, que ajudam a remover células mortas do couro cabeludo, e a trazer saúde e crescimento para os fios.
Por isso, use o gel como uma máscara capilar, deixando agir por alguns minutos antes de enxaguar, ou adicione ao seu shampoo para uso diário.
Para os lábios
Essa planta cosmética também é excelente para tratar lábios rachados, nos quais você pode aplicar o gel diretamente. Isso porque suas propriedades emolientes e cicatrizantes ajudam a suavizar e reparar a delicada pele dos lábios.
Para os pés
Por falar em emolientes, a aloe vera também pode ajudar a suavizar calosidades e tratar rachaduras nos pés. Desse modo, aplique o gel nas áreas afetadas e deixe agir durante a noite, cobrindo com meias para potencializar a hidratação.
Princípios ativos dessa planta cosmética
A babosa é rica em componentes ativos como vitaminas A, C, E e do complexo B, minerais como cálcio, magnésio e zinco, além de aminoácidos e enzimas que promovem a saúde da pele e dos cabelos.
Esses nutrientes atuam sinergicamente para nutrir, hidratar e proteger, enquanto os fitoesteróis presentes têm propriedades anti-inflamatórias, ajudando a acalmar irritações e vermelhidões.
Além desses princípios serem eficientes na manutenção da beleza, eles também podem ser benéficos para a saúde de um modo geral. Por exemplo, problemas como constipação, dores de estômago e gases podem ser tratados com a ingestão do gel. Além disso, a aplicação do gel da babosa pode ajudar a aliviar queimaduras e irritações na pele.
Portanto, além de ser uma planta cosmética capaz de deixar você bonita da cabeça aos pés, a babosa também tem efeitos medicinais.
Leia também: O que é moda circular: como praticar e benefícios