Quando retocar a cor do cabelo • Cortes de cabelos lindos • Erros de maquiagem • Cremes para cabelo cacheado
Dietas malucas: veja o que os nutricionistas dizem sobre elas
Em um mundo onde a busca pelo corpo perfeito muitas vezes supera as preocupações com a saúde, as dietas malucas são cada vez mais populares. No entanto, nutricionistas alertam para os riscos dessas dietas, além de enfatizarem a necessidade de levar um estilo de vida mais saudável e equilibrado.
A Dra. Patrícia Leite, em entrevista ao portal MundoBoaForma, comenta sobre algumas das dietas mais absurdas da história. Ela menciona métodos que vão desde mudar de endereço para emagrecer até dietas que promovem a ingestão excessiva de vinagre. Essas práticas não apenas são ineficazes, mas também podem ser prejudiciais à saúde.
Quais os riscos das dietas malucas para o organismo?
As dietas da moda podem parecer uma solução rápida para a perda de peso, mas trazem consigo uma série de riscos que podem comprometer seriamente a saúde.
Outra nutricionista, Rachel Francischi em uma matéria para o G1, alerta sobre os riscos de transtornos alimentares e complicações de saúde devido às restrições severas impostas por dietas extremas. Ela enfatiza que a alimentação deve ser balanceada e incluir todos os grupos alimentares.
Veja outros dos riscos associados a essas dietas apontados por profissionais.
Carência de nutrientes essenciais
Muitas dietas malucas são extremamente restritivas e podem levar à falta de vitaminas e minerais importantes para o funcionamento do corpo. Essa deficiência pode levar a problemas maiores de saúde, o que é muito preocupante.
Perda de massa muscular
Ao invés de perder gordura, há um risco significativo de perda de massa muscular, e isso pode enfraquecer o corpo e diminuir o metabolismo.
Sem contar que, ao perder massa magra, você não estará atingindo seu objetivo primário com a dieta, ou seja, eliminar gordura.
Efeito sanfona causado por dietas malucas
Muitas pessoas que seguem dietas da moda acabam recuperando o peso perdido, e às vezes até mais, após o término da dieta. Até porque, é possível haver um fundo psicológico nisso, onde a pessoa acha que já cumpriu uma tarefa ao fazer a dieta até o fim e, por isso, merece uma recompensa, que vem na forma de comidas não saudáveis.
Problemas de saúde diversos
As dietas malucas podem causar desequilíbrios hormonais, distúrbios alimentares e outros problemas de saúde potencialmente sérios.
Um exemplo de dieta maluca que pode levar a distúrbios hormonais é a chamada “Dieta da Lua”. Essa dieta sugere que as fases da lua influenciam a capacidade do corpo de perder peso. Assim, durante a lua nova e cheia, a pessoa deve jejuar ou consumir apenas líquidos, acreditando que isso irá “sincronizar” o corpo com os ritmos lunares e promover a perda de peso.
No entanto, essa dieta pode causar sérios desequilíbrios hormonais. O jejum prolongado ou a restrição severa de calorias podem afetar a produção de hormônios como o cortisol, que é conhecido como o hormônio do estresse. Aliás, muito cortisol pode levar a um aumento do apetite e do acúmulo de gordura abdominal, além de afetar o sistema imunológico e a regulação da glicose no sangue.
Além disso, a restrição calórica extrema pode interferir na produção de hormônios da tireoide, como o T3 e T4, cruciais para o metabolismo.
Flacidez e queda de Cabelo
A perda de peso muito rápida pode resultar em flacidez da pele e queda de cabelo, além de unhas fracas. Por isso, se seu objetivo com as dietas malucas é aumentar sua beleza, pode se decepcionar.
Dietas malucas podem dar tontura e fraqueza
A restrição calórica drástica também pode causar tontura, fraqueza e outros sintomas relacionados à falta de energia e nutrientes. Ademais, dietas que não fornecem uma nutrição adequada podem enfraquecer o sistema imunológico, e tornar o corpo mais suscetível a infecções.
Uma coisa é certa: os nutricionistas são unânimes em condenar as dietas malucas. Portanto, ao invés de recorrer a elas para tentar perder peso rápido, o ideal é adotar um estilo de vida mais saudável.
Leia agora: Tomar refrigerante zero todo dia engorda? Mitos e verdade