Met Gala: o que é e como funciona?

O Met Gala, também conhecido como Met Ball, é um dos eventos de moda mais prestigiados e esperados do ano. 

Realizado anualmente no Metropolitan Museum of Art em Nova York, o evento marca a abertura da exposição de moda do Costume Institute. 

E a edição de 2024 acabou de acontecer, nesta última segunda-feira (6)! Então, é provável que você tenha ouvido falar sobre.

Assim, se esse for o caso, e você estiver curioso sobre este evento cheio de glamour, leia até o final, pois vamos te contar como funciona!

Origens e propósito

O Met Gala foi criado em 1948 por Eleanor Lambert, uma publicitária de moda americana, com o objetivo de arrecadar fundos para o recém-fundado Costume Institute e celebrar a sua primeira exposição. 

Desde então, o evento transformou-se numa demonstração extravagante de alta-costura e celebridade, sempre muito aguardado tanto pelas personalidades da mídia quanto seus fãs.

O tema anual do Met Gala

Cada ano, o evento é temático, com base na exposição do Costume Institute daquele ano. 

Assim, os temas variam desde figuras históricas da moda até movimentos artísticos e sociais. 

Os convidados são encorajados a vestir-se de acordo com o tema, resultando em algumas das mais memoráveis e fotogênicas roupas da história do tapete vermelho.

Os convidados

A lista de convidados é um segredo bem guardado e é composta por uma mistura de estrelas de Hollywood, super modelos, designers de moda e figuras da alta sociedade. 

A saber, os convites são altamente  difíceis de se conseguir e podem custar dezenas de milhares de dólares, mas mesmo assim, não garantem entrada. 

A anfitriã do evento, atualmente Anna Wintour, editora-chefe da Vogue América, tem a palavra final sobre quem entra.

O desfile de moda no tapete vermelho

Met Gala: o que é e como funciona?
Tapete vermelho do Met Gala- Imagem: Reprodução Freepik

O tapete vermelho do Met Gala é um evento em si. É onde os convidados exibem suas interpretações únicas do tema da noite, muitas vezes acompanhados pelos designers que criaram seus trajes. 

Dessa forma, o desfile é recebe cobertura ampla pela mídia e por críticos de moda em todo o mundo.

A exposição no Met Gala

Após a chegada triunfal dos convidados, a exposição começa. Ela apresenta uma curadoria meticulosa de peças de moda que se alinham ao tema anual e permanece aberta ao público por vários meses após o evento.

O jantar de gala

O jantar é tão exclusivo quanto o tapete vermelho, com um menu elaborado e performances de artistas renomados. 

Assim, é um momento de celebração da moda, arte e cultura, e também uma oportunidade para os convidados interagirem em um ambiente mais íntimo.

Dessa forma, o Met Gala não é apenas uma noite de moda; é um fenômeno cultural que influencia tendências e conversas em todo o mundo. 

No entanto, também enfrenta críticas por sua ostentação e exclusividade em um mundo que luta com desigualdade e questões sociais.

Mas uma coisa é certa, sua magnitude o fez um dos maiores eventos da história, muito relevante até hoje.

Portanto, se você gostou de saber mais sobre o Met Gala e como funciona, comente aqui e nos conte o que você acharia de participar desta noite de conto de fadas!

plugins premium WordPress