Quando retocar a cor do cabelo • Cortes de cabelos lindos • Erros de maquiagem • Cremes para cabelo cacheado
Como fazer a umectação no cabelo com óleo de coco?
A umectação com óleo de coco é uma prática excelente para manter a hidratação capilar em dia! O óleo de coco é um produto natural rico em vitaminas e ácidos graxos, proporcionando diversos benefícios para a saúde capilar e geral.
Para cada tipo de cabelo, existe uma forma específica de incorporar essa prática ao cronograma capilar.
Além disso, a umectação também pode ser realizada de forma noturna, potencializando os seus benefícios. Continue a leitura para saber como fazer a umectação no cabelo com óleo de coco.
Umectação profunda do fio crespo com óleo de coco
A umectação capilar profunda é uma excelente forma de hidratação com óleo de coco. Para realizar esse procedimento, aplique uma quantidade generosa de óleo nos cabelos, de preferência quando estiverem sujos e secos, separando mecha por mecha.
Deixe o óleo agir de uma a seis horas. Em seguida, lave normalmente com xampu e condicionador. O resultado será um cabelo sedoso, brilhante e macio.
Umectação do fio crespo sem enxágue
Para fazer a umectação com óleo de coco sem enxágue, coloque uma pequena quantidade de óleo de coco nas mãos e distribua ao longo dos fios, evitando a raiz. Como há muitos tipos de cabelo crespo, é importante experimentar diferentes quantidades e formas de aplicação.
Alguns cabelos crespos podem precisar de óleo de coco apenas nas pontas. As partes ressecadas ganharão um aspecto brilhante e mais escuro, indicando hidratação.
No entanto, lembre-se de aplicar o óleo em pequenas quantidades e ir ajustando conforme necessário, para evitar que o cabelo fique com um aspecto oleoso.
Umectação com óleo de coco para cabelos cacheados ou lisos
Os cabelos lisos ou ondulados possuem cutículas mais abertas ao longo do fio. Em alguns casos, o cabelo nem possui ondulações. Isso permite que a oleosidade natural do couro cabeludo escorra até o meio ou as pontas do cabelo.
Em geral, quanto mais liso o cabelo, mais oleoso ele tende a ser. Por isso, esse tipo de cabelo geralmente não precisa de umectação sem enxágue.
No entanto, nos casos em que os fios são muito ressecados, pode-se aplicar uma pequena quantidade de óleo de coco nas mãos e espalhar nas pontas secas.
Umectação profunda nos cabelos cacheados ou lisos
Assim como no cabelo crespo, a umectação capilar profunda nos cabelos cacheados ou lisos deve ser feita mecha por mecha, com os cabelos secos.
Após a aplicação, deixe agir por um período de uma a seis horas. Em seguida, lave normalmente com xampu e condicionador de sua preferência.
Umectação quente
Essa versão consiste em aquecer o óleo capilar antes de aplicá-lo nos cabelos. Aquecendo o óleo, ele consegue nutrir melhor a fibra capilar e age de maneira mais rápida.
Quem não se lembra da época da touca para hidratação? O óleo deve ser aquecido no fogão ou no micro-ondas, sempre tomando cuidado para não queimar o couro cabeludo ou os fios.
- Para aquecer o óleo capilar, você pode usar o micro-ondas colocando o óleo em um recipiente e aquecendo-o em intervalos de 10 segundos. Se preferir aquecer no fogão, coloque o recipiente com óleo dentro de uma panela com água, em banho-maria, e retire antes que o óleo ferva.
- Com o cabelo seco, divida-o em seções;
- Aplique o óleo aquecido da raiz às pontas, massageando bem o comprimento e o couro cabeludo com a ponta dos dedos;
- Deixe o óleo agir no cabelo por 40 minutos;
- Para remover o óleo, utilize o método UCPE: aplique um condicionador leve em todo o cabelo, deixe agir por cerca de 20 minutos e depois enxágue abundantemente com água.