Quando retocar a cor do cabelo • Cortes de cabelos lindos • Erros de maquiagem • Cremes para cabelo cacheado
Como tratar cabelo poroso em casa sem grandes esforços

“A porosidade capilar refere-se à capacidade do cabelo de absorver ou reter umidade. Muitas vezes, a cutícula, a camada mais externa do cabelo, determina a quantidade de umidade que entra e sai do cabelo, o que pode determinar o quão poroso ele é. Diferentes tipos de tratamento capilar, como calor, coloração ou química, podem afetar a porosidade capilar.”
Simplificando, alta porosidade significa que as cutículas do seu cabelo estão muito abertas, permitindo que absorvam facilmente o excesso de oleosidade do couro cabeludo e de outros produtos. Isso pode resultar em cabelos secos, danificados e com tendência a embaraçar facilmente. Quando você tem cabelos com alta porosidade, há um desequilíbrio. Seu cabelo é poroso o suficiente para deixar a umidade sair, mas não o suficiente para deixá-la entrar.
Características do cabelo com alta porosidade
Se você tem cabelos muito porosos, pode esperar:
- Muito frizz, especialmente em climas úmidos
- Opacidade
- Emaranhados frequentes
- Propensão a quebras e danos
- Aparência e sensação de ressecamento
- Secagem rápida
- Aspecto seco e quebradiço
- Fragilidade e quebra fácil
Como saber se seu cabelo é de alta porosidade?
A porosidade do cabelo se divide em três categorias: baixa, média e alta.

“Existe um truque simples e tradicional para testar a porosidade capilar em casa. Penteie o cabelo limpo e junte os fios que caem naturalmente. Coloque os fios em um copo d’água e, se flutuarem, o cabelo tem porosidade baixa. Se afundar lentamente após flutuar, a porosidade é média; se afundar instantaneamente, a porosidade é alta.”
O que causa cabelo com alta porosidade?
Embora a porosidade capilar seja em grande parte determinada pelos genes, não se sabe exatamente como isso funciona. “É uma questão muito complexa. O modo como o cabelo cresce depende da fisiologia do seu corpo, e há muitos fatores que controlam essa fisiologia.”
Outros fatores que podem levar à alta porosidade capilar incluem:
- Exposição aos raios UV do sol
- Falta de protetor térmico antes de modelar
- Coloração e descoloração
- “A maior parte da porosidade é genética, mas também pode ser alterada com base no que você fez com seus fios — fatores como tratamentos químicos ou danos causados pelo calor podem influenciar”
Como cuidar de cabelos com porosidade alta
1. Opte por produtos ricos em hidratação
Cabelos com alta porosidade tendem a ter sede, então procure por palavras como “hidratante” nos rótulos dos seus produtos. “Escolher os produtos certos com base na porosidade do seu cabelo é importante. Hidrate diariamente para evitar que seus fios quebrem e causem mais danos.”
2. Faça aparas regulares
“Como o cabelo fica mais seco e danificado, ele fica mais propenso à quebra e às pontas duplas. Aparar regularmente ajuda a estimular o crescimento de novos fios e a mantê-los com aparência saudável e com movimento nas pontas.” Procure aparar 1,2 cm a cada quatro a seis semanas.
3. Não lave o cabelo com muita frequência
A frequência com que você lava o cabelo depende do seu tipo de cabelo, já que você não quer remover a oleosidade natural do cabelo enquanto busca soluções para repará-lo. Em média, recomenda-se de uma a duas vezes por semana.
4. Escolha os ingredientes certos
“É melhor evitar sulfatos sempre que possível, pois podem ressecar”, então opte, no mínimo, por um xampu sem sulfato. Além disso, evite produtos clareadores ou sprays com alto teor de álcool, pois eles também ressecam a pele.
5. Use o xampu adequado
“Há dois shampoos que recomendo para cabelos com alta porosidade: um shampoo reparador de danos e um shampoo hidratante. Alterne-os semanalmente até que seu cabelo esteja feliz novamente.”
6. Nunca pule o condicionador
Cabelos com alta porosidade precisam de toda a hidratação possível, então certifique-se de sempre usar um condicionador após o xampu. “Se você tem cabelo com alta porosidade, precisa de condicionadores que hidratem profundamente. Os condicionadores sem enxágue, principalmente, podem ser eficazes, pois proporcionam uma barreira e uma camada de proteção adicionais para ajudar o cabelo a reter a umidade.”
7. Use um desembaraçador
Cabelos com alta porosidade costumam embaraçar com mais facilidade, por isso é importante desembaraçá-los para evitar mais quebras ao escovar os nós. Um desembaraçador de alta qualidade ajudará a hidratar os nós para que se soltem facilmente e você não tenha cabelos quebradiços.
“Lembre-se de pentear da base do cabelo até o couro cabeludo. Isso ajudará a aliviar a tensão e facilitará o desembaraço.”
8. Evite estilos apertados
“Para penteados, tente evitar aqueles que causam mais danos ou quebra, como penteados muito apertados que podem puxar o cabelo.” Isso significa nada de elásticos apertados. Também é melhor evitar o uso excessivo de calor e ir com calma ao escovar o cabelo. Use um pente desembaraçador de dentes largos ou uma escova macia para evitar quebras.
9. Experimente tratamentos e máscaras
“Lembre-se de que todo cabelo já está morto, por isso é importante nutri-lo o máximo possível, especialmente se você estiver fazendo tratamentos que danificam os fios e podem levar à alta porosidade. Máscaras capilares são uma boa solução para tratar os fios e fortalecer os fios; condicionadores sem enxágue e máscaras capilares podem ajudar a selar as falhas nas cutículas e protegê-los; e, por fim, óleos são ótimas opções para selar a hidratação e ajudar o cabelo a retê-la.”
Algumas pessoas recomendam usar uma máscara capilar uma ou duas vezes por semana para cabelos porosos. Máscaras condicionadoras são uma ótima maneira de repor os óleos naturais do seu cabelo e fortalecer os fios ao mesmo tempo.
Para obter os melhores resultados, experimente aplicar um condicionador leave-in à base de proteína antes de dormir. Deixe a mistura agir por pelo menos 30 minutos e depois enxágue bem.
10. Combata o frizz
Cabelos com alta porosidade são propensos ao frizz porque são mais danificados e não conseguem reter a umidade tão bem. “Por causa disso, é mais difícil para o cabelo reter seus óleos naturais de alisamento, que ajudam a hidratá-lo e prevenir o frizz, bem como reter os produtos adicionados ao cabelo para ajudar na hidratação e no combate ao frizz.”
11. Durma em seda ou cetim
“Entre as lavagens, continue hidratando os fios e evite superfícies como fronhas de algodão, que podem ressecá-los ainda mais ou causar atrito, levantando a cutícula e quebrando-os — experimente usar fronhas de cetim.”
12. Repare seu cabelo com proteína e hidratação
Proteína e hidratação para o resgate! Uma das melhores maneiras de reparar cabelos porosos é com tratamentos com proteína. Ao mesmo tempo, você deve garantir que seu cabelo também esteja devidamente hidratado. Cabelos porosos são mais propensos a sofrer com um estado excessivamente seco, o que pode levar a ainda mais quebra.
13. Use sprays protetores de calor
Você sabia que cabelos porosos têm maior probabilidade de quebrar quando expostos a altas temperaturas? Cabelos porosos tendem a ser mais secos do que cabelos não porosos — portanto, correm maior risco de danos quando expostos ao calor. Uma das melhores maneiras de proteger cabelos porosos é usar um spray protetor de calor antes de usar um secador ou chapinha.
14. Evite ferramentas de cabelo aquecidas
Evite o calor! Outro culpado furtivo pelo ressecamento capilar é o uso de ferramentas aquecidas, que podem deixar os fios mais propensos à quebra. Isso é especialmente verdadeiro se o seu cabelo já for seco e poroso! Em um mundo ideal, diríamos que seque ao ar livre, mas se você usar um secador, tente mantê-lo a uma distância de cerca de 30 centímetros do seu cabelo.
Você também deve usá-lo pelo menor tempo possível ou, para cabelos cacheados, usar um difusor pode ajudar a proteger os fios do calor excessivo. Penteados sem calor são uma ótima maneira de dar volume ao seu cabelo sem danificá-lo.
Se você usa chapinha, certifique-se de aplicar um spray protetor térmico antes de usá-la. Você também deve usar a chapinha em uma temperatura mais baixa. Para modeladores de cachos, tente manter a temperatura o mais baixa possível. Além disso, certifique-se de enrolar o cabelo na chapinha o mais frouxamente possível.
A lição para viagem
Se você chegou até aqui, já deve ter descoberto que cabelos com alta porosidade são mais secos, mais frágeis e menos elásticos do que cabelos normais. Mas não precisa se estressar — há muitas coisas que você pode fazer para deixar seu cabelo mais saudável.
Você pode restaurar seu cabelo com proteína e hidratação, experimentar máscaras condicionantes, usar sprays com proteção térmica e ficar longe de produtos para cabelos porosos. Você também deve evitar o uso de ferramentas térmicas se tiver cabelos porosos.
Não adianta se preocupar com cabelos porosos — eles são fáceis de controlar e podem deixar seu cabelo mais saudável e com mais movimento a longo prazo!