Dieta cetogênica: 6 fatos sobre ela que você não sabia

A dieta cetogênica tem ganhado destaque nos últimos anos. Isso porque ela promete benefícios como perda de peso rápida e melhora no controle de algumas condições de saúde. 

No entanto, há muitos aspectos dessa dieta que muita gente ainda não compreende completamente. Sendo assim, hoje trouxemos um guia completo para você, incluindo falas de especialistas no assunto.

6 fatos sobre a dieta cetogênica que você não sabia

A dieta cetogênica é um tipo de alimentação onde você come principalmente gorduras e proteínas, mas muito poucos carboidratos (como pão, massa e açúcar). Assim, o objetivo é fazer com que o corpo use gordura como fonte de energia em vez de carboidratos. 

Quando seu corpo faz essa troca, ele entra em um estado chamado cetose, que pode ajudar a perder peso porque seu corpo começa a queimar gordura mais rapidamente.

Veja a seguir alguns pontos importantes sobre essa dieta.

1. Não é apenas uma dieta de perda de peso 

Embora muitos adotem a dieta cetogênica para emagrecer, especialistas apontam que ela foi desenvolvida para tratar epilepsia refratária. Afinal, a produção de corpos cetônicos tem um efeito anticonvulsivo, o que pode ajudar a reduzir bastante a quantidade de convulsões.

2. Pode ter efeitos desconhecidos a longo prazo

Como vimos, essa dieta incentiva a alta ingestão de gorduras e proteínas, e poucos carboidratos. Aliás, Kristina Petersen, professora de ciências nutricionais da Texas Tech University, alerta que os efeitos a longo prazo, incluindo as consequências do estresse adicional sobre o fígado e os rins, são desconhecidos.

3. Não é adequada para todos 

Devido à sua natureza restritiva, a dieta cetogênica pode não ser adequada para todos. Outra especialista, Maya Vadiveloo, professora de nutrição e ciências alimentares da Universidade de Rhode Island, menciona que pode ser atraente para quem deseja perder peso rapidamente, mas cortar completamente grupos alimentares pode não ser a melhor abordagem para todos.

4. Riscos cardíacos associados à dieta cetogênica

Um relatório da American Heart Association classificou a dieta cetogênica como uma das mais prejudiciais à saúde do coração, devido à promoção de fontes de gordura saturada e à restrição de grupos de alimentos considerados essenciais para uma dieta saudável para o coração.

Além disso, ela também pode ajudar no tratamento de outras condições Além da epilepsia, a dieta cetogênica tem sido estudada como um tratamento complementar para o câncer e como uma forma de proteger os neurônios e melhorar os impulsos cerebrais.

5. Variedade na ingestão de alimentos 

Dieta cetogênica: 6 fatos sobre ela que você não sabia
Variedade de alimentos- Imagem: Reprodução Pexels

Apesar de restringir carboidratos, a dieta cetogênica não significa comer apenas carne e queijo. Isso porque há uma variedade de alimentos permitidos, incluindo nozes, sementes, verduras fibrosas e gorduras boas como o azeite.

6. Necessidade de supervisão profissional para fazer a dieta cetogênica

É crucial que a dieta cetogênica seja realizada sob a supervisão de um nutricionista. Isso porque ela é muito restritiva, então, é necessário fazer uma avaliação nutricional completa para saber se é possível ou não realizá-la de forma segura.

Você já sabia essas informações sobre a dieta cetogênica? Comente conosco e até a próxima.

plugins premium WordPress