Quando retocar a cor do cabelo • Cortes de cabelos lindos • Erros de maquiagem • Cremes para cabelo cacheado
Se inspire nas Baby Bangs de Zendaya e Luísa Sonza
As Baby Bangs estão conquistando as celebridades nos últimos meses. Em qualquer situação — seja em passarelas, premiações ou até em fotos para redes sociais —, as franjas curtas e retas, posicionadas acima da sobrancelha, conferem um ar moderno e cheio de personalidade, o que explica seu grande sucesso.
Inspiradas nos anos 50 e popularizadas por Audrey Hepburn, as baby bangs, ou franjas curtas, criam um visual marcante, ajudando a destacar os olhos e as maçãs do rosto.
“Elas tendem a encurtar a testa, proporcionando um visual mais jovem e moderno”, explica Alex Menezes, especialista e hairstylist do Mega Studio Be Emotion, ao portal AnaMaria.
É tentador adotar uma tendência que está em alta há tanto tempo, mas é importante ter cautela antes de cortar o cabelo. De acordo com o especialista, como as baby bangs são um estilo bastante ousado, elas podem não ser ideais para todos os tipos de rosto e texturas de cabelo.
Com quem combina as Baby Bangs?
Esse tipo de franja combina melhor em cabelos lisos ou ondulados levemente, permitindo que o corte se mantenha uniforme.
“Cabelos muito finos ou muito volumosos podem precisar de cuidados adicionais para manter o estilo, mas, com a técnica certa, qualquer tipo de cabelo pode funcionar”, afirma o hairstylist.
“É importante que o cabeleireiro corte a franja enquanto o cabelo estiver seco, para entender como os cachos irão se comportar, além de cortá-la um pouco mais longa, para compensar o encolhimento natural dos cachos”, explica ainda.
Como fazer o corte?
Para quem está considerando cortar as baby bangs, Alex sugere, antes de tudo, consultar um cabeleireiro experiente para garantir que o corte seja adequado às suas características individuais.
Para evitar erros e alcançar as tão desejadas baby bangs, é útil trazer referências visuais, como fotos, explicar claramente que deseja uma franja curta, cortada acima das sobrancelhas, descrever a textura e a densidade do seu cabelo e perguntar ao cabeleireiro sobre sua experiência com esse tipo de franja.
É importante também fazer a manutenção regular das baby bangs.
“O processo de manutenção pode exigir cortes frequentes para mantê-las no comprimento desejado e evitar que cresçam muito”, explica.
A recomendação é apará-las de duas a três semanas, em casa.
“Use uma tesoura específica para cabelo e corte pequenos pedaços de cada vez. Já no salão, o cabeleireiro pode ajustar o corte e manter o formato original”, diz o especialista.
Finalizando as Baby Bangs
Para finalizar as franjas, mantendo-as bonitas, o ideal é lavar e secar o cabelo de forma regular e com delicadeza. O especialista não recomenda lavagens em excesso, pois pode levar ao ressecamento dos fios.
“Se somente a franja tende a ficar oleosa, lave apenas ela, ao invés do cabelo completo, para ajudar a manter o visual fresco”, completa.
O secador também não é recomendado logo de cara. O profissional orienta o uso de uma toalha macia para absorver a umidade.
“Em seguida, secar delicadamente com um secador de cabelo em temperatura baixa, para evitar frizz”, completa.
Para controlar o frizz e deixar as franjas no lugar, o cabeleireiro recomenda o uso de produtos que ajudam a estilizar as baby bangs. Podem ser pomadas ou ceras, sprays fixadores e escovas ou pentes para modelar.
Outros cuidados essenciais incluem evitar o uso frequente de chapinhas ou modeladores de cachos, pois o calor excessivo pode prejudicar os fios delicados da franja.
Inclusive, é ideal usar produtos de proteção solar para cabelos ou chapéus ao sair ao sol, protegendo a franja dos danos causados pelos raios UV.
“Em dias úmidos, considere usar um spray anti-frizz para manter sua franja sob controle e evitar que ela fique arrepiada”, diz ainda o especialista do Mega Studio Be Emotion.